Suporte Técnico
Manutenção
Plano de Manutenção - Linha RDV 11

a) Fuso, porca principal, porca de segurança:

Estes devem ser lavados com querosene ao menos uma vez ao ano, retirando todo tipo de impurezas. Esta limpeza pode ser feito com o auxílio de uma almotolia com querosene e um pincel. Todo resíduo de sujeira, óleo e querosene deve ser retirado fazendo com que o elevador fique totalmente limpo. Não utilize estopa ou panos, pois estes soltam fiapos.

b) Lubrificação do fuso:
O fuso deve ser lubrificado mensalmente com óleo Antigota com PTFE ou Bardall GA ou B12.

c) Lubrificação das colunas:
Os lados internos das colunas (lateral interna) devem ser lubrificados anualmente, ou antes, caso necessário, com graxa ou óleo Antigota com PTFE.

d) Lubrificação dos roletes:
Os roletes, do conjunto porta braços, são lubrificados de fábrica em seu orifício.
Caso seja necessário uma nova lubrificação siga as instruções abaixo:

  1. Deslique a chave geral do elevador antes de iniciar o serviço.
  2. Use somente graxa grafitada.
  3. Retire o conjunto porta braços da coluna e aplique o lubrificante no furo de contato com o eixo de cada rolete.
  4. Recoloque os roletes na posição de trabalho e recoloque o conjunto porta braços na coluna.
  5. Conclua a montagem.

e) Troca de óleo da corrente:
Troque o óleo da corrente a cada 2 anos. Utilize óleo SAE 90.

f) Lubrificação dos rolamentos superiores:
Lubrificar a cada seis meses com graxa especial para rolamento. Para este procedimento,chame a Assistência Técnica Autorizada.

g) Ajuste da Corrente

  1. Retire a tampa da calha.
  2. Verifique a tensão da corrente. Se estiver frouxa, proceda da seguinte forma: Tencione com as duas mãos, com o polegar e o indicador, de forma que sobre um espaço aproximado de 2 cm, entre a corrente, o ajuste é efetuado nos quatro parafusos que prendem cada coluna, e movê-la para o lado de fora (para esticar), ou para o lado de dentro (para afrouxar).
    Se todo o esticamento ou afrouxamento de uma coluna não for o suficiente para o perfeito ajuste da corrente, proceda da mesma forma, com a outra coluna.
  3. Quando ocorrer o ponto máximo de esticamento, isto é, a base da coluna encostar no limitador, solicite ao Assistente Técnico Autorizado a troca da corrente.
  4. Verifique a cada 12 meses a tensão da corrente e proceda a ajustagem se necessário.
  5. Troca das Sapatas de Borracha
  6. Retire a sapata danificada.
  7. Lixe a superfície metálica no lado superior do apoio para retirar resíduos de cola ou tinta.
  8. Lave com água e sabão a superfície a ser colada para retirar a oleosidade
  9. Efetue a colagem da sapata sobre o apoio utilizando cola especificada pela fábrica ou cola específica de borracha e espere o tempo de secagem conforme indicado pelo fabricante da cola.
  10. Use somente sapatas originais Hidromar, que podem ser adquiridas na Rede de Assistência Técnica Autorizada ou na própria fábrica.
Ao trocar as sapatas de borrachas, efetue a sua colagem sobre o apoio metálico.
 
Plano de manutenção preventiva
Item
Freqüência
Descrição
Especificação
Observação
1

Mensal

Lubrificação e porcas de sustentação

Óleo antigota
Dois pontos em cada coluna
2

A cada três meses

Lubrificar o mancal localizado na parte superior de cada coluna

Graxa para rolamento
 
3

Anual

3.1 Verificar a existência de ruídos estranhos
3.2 Limpar, inspecionar e trocar a graxa dos rolamentos axiais.
3.3 Limpar, inspecionar e trocar graxa dos roletes.
3.4 Inspecionar e lubrificar as porcas de sustentação e fusos. Limpar se necessário.
3.5 Inspecionar e ajustar o sistema de acionamento, inclusive a chave reversora.
3.6 Inspecionar as sapatas.
3.7 Inspecionar e ajustar a tensão da corrente.
3.8 Inspecionar e ajustar a tensão dos correios.
3.9 Reapertar os parafusos das colunas.
3.10 Reapertar os chumbadores da base.
3.11 Verificar o alimento das colunas.

3.2 Graxa para rolamento
3.3 Graxa grafitada.
3.4 Óleo antigota
3.2 Nas duas colunas.
3.3 Dois fusos e respectivas porcas.
3.4 Dois fusos e respectivas porcas.
4

A cada dois anos

Trocar o óleo da corrente de transmissão.

Óleo SAE 90
 
 
Quadro de problemas e soluções
Como o problema pode aparecer
Problemas
Soluções
Braços
desnivelados

A - Algum objeto foi deixado em baixo do braço.

B - A companhia de energia efetuou inversão de fases.

A - Efetue o nivelamento dos braços (1)

B - Comunicar a companhia de energia e solicitar mudanças.

Ruído no funcionamento

A - Falta de lubrificação nas porcas principais

B - Excesso de esticamento da corrente

C - Corrente frouxa

A - Lubrificar as porcas principais e de segurança, com óleo antigota AG com PTFE

B - Corrigir esticamento da corrente

C - Estique a corrente

A base do elevador está em penando quando o veículo sobe, ou as colunas estão fechando em demasia

A - Piso com ondulações

B - Veículo fora de posição

A - Arrumar o piso ou calçar a base nos pontos de apoio

B - Veículo deve ser posicionado de forma que o peso fique distribuido igualmente entre os braços

O elevador não tem potência para elevar o veículo

A - Tensão local 220 v e motor ligado em 380 v

B - Corrente muito esticada

A - Mudar ligação do motor para 220 v conforme esquema indicado pelo fabricante do motor

B - Aliviar a tensão da corrente

(1) Para efetuar o nivelamento dos braços siga as instruçoes abaixo:

  1. Coloque um calço de 2 a 5 centímetros em baixo do braço da coluna motora.
  2. Acione a alavanca para baixo (os braços devem descer) ate escutar um ruido nas duas colunas. Este ruido significa que o SAT - Sistema Anti Travamento entrou em açao.
  3. Acione a alavanda para cima. Os braços devem subir nivelados.


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